Plano de previdência privada empresarial é um ótimo benefício

27 de maio de 2020

O plano de previdência privada empresarial é um produto desejado pelos colaboradores. É um benefício útil, seguro e com ótima rentabilidade, que oferece proteção para o futuro num momento em que existem dúvidas sobre a capacidade do INSS suportar tantas aposentadorias. A reforma já aumentou o tempo de contribuição e não se sabe que outras mudanças acontecerão nos próximos 10 ou 20 anos. O melhor mesmo é não correr riscos e garantir um plano B.

Porém, o plano de previdência privada empresarial ainda gera muitas dúvidas, tanto de empregadores quanto de funcionários. É para esclarecer todos os pontos do assunto que a JFA Consultoria em Benefícios preparou este artigo. Em 5 minutos, você saberá as informações principais sobre o produto. E depois, poderá clicar aqui, para conversar com nossa equipe, tirar suas dúvidas ou pedir um orçamento.

O que é um plano de previdência privada empresarial?

O plano de previdência privada empresarial é um modelo de investimento oferecido por uma empresa para seus colaboradores. Assim, é criada uma reserva financeira que o beneficiário poderá utilizar no futuro, de acordo com as regras do contrato.

Quem paga o plano de previdência privada empresarial?

A contribuição mensal ao plano de previdência privada empresarial pode ser feita conjuntamente pelo empregador e pelo colaborador. As regras serão definidas em contrato e a adesão é facultativa por parte do colaborador. Porém, se a empresa vai destinar alguma contrapartida, não faria sentido o colaborador não aderir.

Há empresas que definem esta contrapartida com base em hierarquia, tempo de casa, remuneração e/ou diversos outros conceitos, incluindo metas que possam ser atingidas, pela empresa e/ou pelo colaborador!

Também existe a possibilidade de que as contribuições sejam feitas exclusivamente pelo colaborador. A empresa faz a negociação coletiva com a seguradora, oferece o benefício, mas não faz contribuições ao plano. Esse modelo é conhecido como Plano Averbador.

Quando o plano de previdência privada empresarial pode ser resgatado?

As condições para utilização das reservas que foram acumuladas são estabelecidas pelo contrato que envolve o trabalhador, a empresa e a seguradora. A única certeza é que 100% dos recursos que foram aportados pelo colaborador pertencem a ele! Quando a empresa participa nas contribuições, ela poderá colocar algumas regras, que normalmente são vinculadas ao tempo de casa do colaborador.

O mais comum é que essa “disponibilização” dos recursos aportados pela empresa seja após o sétimo ano de casa, quando o colaborador deixa a empresa. E tanto faz se ele foi dispensado ou pediu demissão.

A rentabilidade do plano de previdência privada empresarial é convertida em 100% para as reservas do plano de previdência, assim como num fundo de investimento. O grande benefício para a empresa é a retenção e atração de talentos em seu quadro de colaboradores. Afinal, dependendo de como é o desenho deste plano, passa a ser um grande atrativo para seus maiores talentos! Missões cumpridas com sucesso e metas batidas garantem o sucesso da companhia, a estabilidade do emprego e, dependendo do plano, um fundo previdenciário mais volumoso.

Conforme o tipo de contrato, quando deixar o emprego, o colaborador terá a opção de resgatar imediatamente o valor, deixar os recursos rendendo ou continuar pagando o plano mensalmente.

Quais as modalidades disponíveis no mercado?

O plano de previdência privada pode ser VGBL (Vida Geradora de Benefício Livre) ou PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), cujos detalhes já explicamos em outro artigo que pode ser ligo clicando aqui. A escolha deve ser feita de acordo com a faixa de renda e o modelo de entrega da declaração de Imposto de Renda. A empresa pode ter as duas opções para escolha do colaborador. Leia o artigo para saber mais.

A JFA Consultoria em Benefícios tem uma equipe especializada no atendimento de empresas que desejam contratar o plano de previdência privada para seus funcionários e até mesmo rever, caso já tenha este benefício. Verificamos as melhores soluções para a empresa e para o colaborador de acordo com o perfil e necessidade da empresa. Clique aqui e fale conosco agora!

 

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados