TROCAR O PLANO DE SAÚDE GERA ECONOMIA PARA A EMPRESA

17 de abril de 2018

Trocar o plano de saúde corporativo é bom para empresas e funcionários. A medida reduz custos e amplia a cobertura. Isso acontece porque a maioria das companhias possui planos defasados, ultrapassados, que ficaram excessivamente caros ao longo dos anos e não fazem mais sentido. A escolha da seguradora e dos benefícios deve ser compatível com as características dos colaboradores.

Vamos supor que, em 3 anos, 40% do seu quadro de pessoal foi alterado. É impossível que os empregados que saíram tenham exatamente as mesmas necessidades clínicas que os que entraram. Se a demanda muda, a oferta precisa se adequar. No artigo de hoje, os especialistas da JFA Consultoria em Benefícios vão explicar o que pode estar errado no seu plano e contar tudo o que precisa ser checado!

1 – REVISÃO PERIÓDICA

A cada ano – ou, no máximo, a cada dois anos – sua empresa deve avaliar se trocar o plano de saúde é ou não necessário. Este serviço não funciona como o seguro de carro, em que a fidelidade ao fornecedor garante descontos a cada renovação. A ANS (Agência Nacional de Saúde) não limita o percentual dos reajustes e entende que a empresa e o plano de saúde devem chegar a um acordo por conta própria. Na prática, o que acontece é que o departamento de RH não começa a negociação em tempo hábil e, quando percebe, o aumento já foi praticado e é bem mais alto do que o esperado. Marque aí na agenda para começar a tratar do assunto três meses antes da renovação. Cheque se os valores estão compatíveis com a realidade do mercado. E se a cobertura ainda é adequada.

2 – COBERTURA ADEQUADA

Cobertura adequada não significa cobertura grande, com centenas de hospitais e milhares de médicos. Na verdade, esse excesso encarece o plano. Se a maior parte dos seus funcionários mora na região Sul da cidade, não faz sentido ter cobertura para internação numa clínica de alto nível da zona Oeste. A prova disso é que eles não costumam ir lá. Faça o teste: a cada 100 visitas dos funcionários a hospitais, quantas foram feitas naquele hospital chique e famoso, que só está no plano para aumentar o valor da cobertura? Menos de 5%? Menos de 1%? A verdade é que, se houver boas opções na vizinhança, ninguém vai procurar leito hospitalar em outra região, longe da família.

3 – COPARTICIPAÇÃO

Trocar o plano de saúde vai gerar economia na mensalidade. Porém, se o benefício é utilizado de forma inadequada, sua empresa continuará tendo prejuízo. Uma dica é sempre usar a estratégia da coparticipação. Quando o trabalhador fizer uma consulta ou exame, pagará um percentual do valor, mesmo que mínimo. Assim, o uso do plano será mais racional.

As médias e grandes empresas atendidas pela JFA contam, inclusive, com o auxílio de programas de esclarecimento para diminuir a sinistralidade. Nossos especialistas observam os hábitos de utilização do plano para entender as maiores incidências. Se há muitos exames de diabetes ou colesterol, vale a pena fazer uma campanha informativa sobre alimentação saudável, por exemplo. Também ajudamos a explicar em quais momentos uma consulta deve ser marcada e em quais situações um simples telefonema para nosso 0800, atendido por médicos e enfermeiros, resolve o problema. Toda essa estratégia melhora o conhecimento da equipe sobre a saúde, estabelece um aproveitamento controlado do benefício e diminui os custos.

4 – PREVENÇÃO

E por fim, decidindo ou não trocar o plano de saúde, sua empresa deve estimular o fim do sedentarismo. Criar recompensas para quem faça exercícios físicos regularmente, ou oferecer aos colaboradores atividades como aulas de dança ou torneios de futebol. Quem se mexe, melhora a saúde e deixa de precisar de médicos com tanta frequência, o que derruba a sinistralidade da empresa. Além disso, estimular a convivência social dos colegas, fora do expediente, vai aumentar a amizade e melhorar o clima no trabalho.

DICA BÔNUS

E agora, uma dica bônus: se for trocar o plano de saúde, verifique se a nova operadora pode cobrir a carência. É muito importante que seus funcionários não fiquem sem cobertura médica. Mesmo que a carência seja mínima, nunca se sabe quando uma urgência vai aparecer. Melhor evitar o risco. Clique aqui e fale com os especialistas da JFA consultoria em Benefícios. Em 73% dos casos, nós conseguimos diminuir o valor do plano de saúde corporativo e melhorar a cobertura!

 

 

 

ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.
ESPECIALISTASQuer falar com a JFA?
Nossa equipe de consultores e especialistas está pronta para lhe atender.

Atendimento
Seg – Sex: 9h00 – 18h00

JFA NAS REDESNossos Links Sociais
Acompanhe as redes sociais da JFA e fique por dentro das novidades.

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados

2020 JFA Consultoria – Todos os direitos reservados